A Bauhinia Trepadeira - Bauhinia scandens

Bauhinia TrepadeiraConheça em detalhes essa sensacional trepadeira originária do sudeste da Ásia com inúmeras utilidades em paisagismo.
Bauhinia é um gênero da família das leguminosas-cesalpináceas  que reúne mais de 350 espécies distribuídas principalmente pelos continentes asiático, africano e americano  em regiões de clima tropical e subtropical.
O nome Bauhinia é uma homenagem aos irmãos franco-suiços  e botânicos Caspar e Jean Johannes Bauhin que viveram no século XVI e não eram gêmeos como se presumia.
Este gênero é constituído por árvores, arbustos e trepadeiras com folhas simples com 3 a 8 nervuras, inteiras ou bilobadas com dois folíolos. Suas espécies produzem flores das mais variadas cores, brancas, amarelas, púrpuras e vermelhas, sempre  em racemos simples e  terminais, raras vezes axilares, ou em panículas e corimbos.
As plantas deste gênero são conhecidas popularmente como Unha-de-Vaca ou  Pata-de-Vaca  devido ao formato de suas folhas, isto no Brasil, pois na África são chamadas de Pata-de-Camelo.  Produzem  flores muito vistosas e ornamentais, sendo bastante usadas  em  paisagismo e arborização urbana o que torna as espécies arbóreas mais populares.
Dentre as espécies de Bauhinia existem algumas trepadeiras de grande valor ornamental e ainda são pouco conhecidas aqui  no Brasil, sendo encontradas principalmente em jardins de colecionadores. Uma delas é a Bauhina scandens L. ainda pouco  conhecida  no  paisagismo brasileiro sendo que a sua divulgação comercial teve início na Fiaflora de 2006 em São Paulo no stand de nossa empresa.
Esta espécie é originária do sudeste da Ásia e se adaptou muito bem às condições climáticas brasileiras e  os  poucos  exemplares que são vistos floridos encantam pela beleza e perfume das flores.
É planta bastante vigorosa com pequenas folhas bilobadas e perenes em formato de pequenas borboletas. Sua brotação é de coloração avermelhada.
Suas flores são brancas com estames vermelhos com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro lembrando pequenas orquídeas com um leve aroma de chocolate.
É uma planta bastante versátil podendo ser mantida como arbusto através de podas periódicas ou então como trepadeira  servindo para cobrir alambrados, taludes, caramanchões, treliças e pergolados.
Sua floração é abundante e  o auge  ocorre durante  a primavera, produzindo também floradas esporádicas em outras épocas do ano, porém em menor quantidade. Como a maioria das espécies deste gênero também é atrativa a beija-flores.

Informações:

Nome científico: Bauhinia scandens, L.
Nome Popular: Bauhinia Trepadeira
Família: Leguminosae – Caesalpinoideae
Origem: Sudeste da Ásia
Características: Trepadeira vigorosa de ramos lenhosos e crescimento rápido
Inflorescência: Flores brancas com aproximadamente 2,5 cm. de diâmetro com estames vermelhos. As flores são perfumadas e agrupa das em numerosos cachos lembrando pequenas orquídeas.
Plantio: Plantar em covas bem espaçosas  (50 cm de diâmetro por 50 cm de
profundidade) enriquecidas com 10 litros de terra vegetal mais 500 gramas de superfosfato simples.
Solo: Evitar solos compactados  preferindo os ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Luz: Pleno sol
Clima: Tropical e subtropical
Regas: Até a planta estabelecer as raízes na cova, manter o solo umedecido com uma boa cobertura morta.
Podas: Podar periodicamente para controlar o crescimento, em locais espaçosos onde ela possa crescer à vontade, as podas não serão necessárias.
Adubação: Após 3 meses do plantio adubar com NPK 10-10-10 em pequenas quantidades trimestralmente. Depois que a planta estiver desenvolvida e cultivada em solos ricos pode ser suspensa a adubação

Locais de venda:

Limeira - Dierberger Plantas Ltda. Tel: (19) 3451-1221
Campinas - CEASA Campinas -  Mercado de Flores – Box  R-14

Tradutor