Roda de Fogo ou Árvore do Rotary

Roda de Fogo ou Árvore do Rotary  -  Stenocarpus  sinuatus

O nome do gênero vem do grego stenos (estreito) e karpos (fruto), isso devido ao formato dos frutos  que são estreitos e achatados. A espécie sinuatus (sinuoso) vem do latim e se refere às margens onduladas  das  folhas.  O gênero Stenocarpus reúne 22 espécies de plantas de folhagem perene incluindo arbustos e árvores  pertencendo à família das  proteáceas. Estas espécie estão distribuídas  pela Malásia,  Nova  Caledônia  e  principalmente Austrália.
Sem dúvida nenhuma a árvore Roda de Fogo  (Stenocarpus sinuatus) que também é conhecida como Árvore do Rotary é a mais  bela  representante desse gênero.  Esta árvore com tamanho variável entre 9 e 21  metros é endêmica das florestas úmidas e quentes da costa leste da Austrália e apresenta crescimento vertical. A sua floração é um dos mais belos espetáculos da natureza, pois  suas  inflorescências  de  coloração vermelho-fogo saem diretamente dos galhos em cachos de 8 a 10 cm de diâmetro  cobrindo os ramos quase que totalmente.  O desenho  individual  da  flor  lembra uma engrenagem denteada o que a levou a ser comparada com  o  símbolo dos rotarianos passando a ter mais um nome popular: Árvore do Rotary.

A empresa Dierberger introduziu esta planta em suas coleções no início da década de 70 e curiosamente com material  procedente  da  Nova Zelândia e não da Austrália. Hoje as árvores plantadas na Fazenda Citra já são adultas e florescem várias vezes ao ano.

Dicas de cultivo: Pode ser plantada em qualquer época do ano em covas de 50 cm. de diâmetro por 50 cm.  de  profundidade  adubadas com 20 litros de esterco de curral mais 500 gramas de superfostato simples.

Solos: Ricos em matéria orgânica e bem drenados.

Luz:
Pleno sol.

Clima: Temperado a tropical

 

 

 

Tradutor