Xantostemo - Xanthostemon chrysanthus

Xanthostemon

Uma árvore australiana de porte médio com floração muito decorativa e atrativa a beija-flores.

 

O gênero Xanthostemon reúne aproximadamente 45 espécies e é encontrado em toda a região tropical do norte da Austrália e também Nova Caledônia, Nova Guiné, Indonésia e Filipinas. Esse nome é originário do grego Xanthos que significa amarelo e stemon que são os estames.

Na Austrália são 13 espécies sendo que a mais conhecida é essa que estamos apresentando nesse artigo, a Xanthostemon chrysanthus que por lá é conhecida popularmente como Golden Penda.

Por ser parente próxima da Escova-de-Garrafa que também é chamada de Calistemo, aqui na nossa coleção chamamos essa árvore de Xantostemo.

Pertence à família das mirtáceas e em seu habitat natural pode atingir até 20 metros de altura, mas quando cultivada mantém um porte médio de 12 metros. Desenvolve-se muito bem em condições de clima tropical e subtropical.

Sua floração é espetacular, com flores em formato de esponjas compostas de inúmeros estames na coloração amarela as quais acumulam bastante néctar o que atrai muitos beija-flores e outras aves nectariferas.

Através de podas pode ser mantida como arbusto o que também resultará em mais flores.

Luz: Pleno sol.

Solos: Descompactados e ricos em matéria orgânica.

Origem: Austrália

Preço: Muds com 2,5m a R$ 40,00

Tradutor