Agave palito - Agave geminiflora

Agave PalitoEm setembro vamos mostrar a Agave Palito uma planta escultural e de fácil cultivo.

A Agave-Palito - Agave geminiflora - é uma planta semilenhosa de caule curto originária do estado de Nayarit , México.  Suas folhas são longas e finas com finos espinhos nas extremidades, algumas mais cilíndricas outras mais achatadas, dispostas bem juntas umas das outras formando rosetas muito simétricas bastante decorativas. As folhas também chamam atenção para outro fator, são margeadas por filamentos brancos que podem ser crespos, curtos ou compridos, ondulados, variando bastante de uma planta para outra.  A propagação dessa espécie é feita pelas sementes e as mudas variam bastante, algumas podem ser totalmente isentas de filamentos resultando em plantas bem diferentes no mesmo lote, porém ser perder o efeito ornamental. Em paisagismo pode ser usada em plantios isolados ou na composição de grupos sempre a pleno sol.

Apesar de ser nativa de regiões altas no México não resiste a baixas temperaturas que resultem em geadas, é indicada para regiões de clima tropical e subtropical lembrando que devido ao seu formato escultural é uma excelente opção para cultivo em vasos.

Iniciamos nossas vendas de Agave Palito na feira Fiaflora de 2007 em São Paulo.

Curiosidades: O nome geminiflora é devido ao fato da planta produzir sempre duas flores em cada bráctea ao longo da espiga floral (flores geminadas).   Curiosamente a Agave geminiflora é nativa de local com altitude entre 3300 a 4600 metros, porém não suporta temperaturas muito baixas com geadas.

Luz: Pleno sol, à sombra suas folhas se tornam flácidas e pendentes perdendo o efeito decorativo.

Solos: Descompactados e bem drenados sem acúmulo excessivo de umidade.

Vasos: Utilizar substratos soltos de fácil drenagem. Apesar de a planta ser bastante resistente a umidade não é aconselhável manter o substrato muito encharcado para evitar podridões das raízes e folhas.

Por outro lado se a planta sofrer grande desidratação é bastante prejudicial, pois quando em seguida é irrigada as folhas absorvem muita água repentinamente alguns vasos de circulação de seiva se rompem surgindo apodrecimentos que desaparecerão somente com a brotação de novas folhas.  O ideal é sempre manter o substrato levemente úmido.

Preços: Mudas com 30 cm de diâmetro a R$ 50,00

Tradutor