Espinheira Santa - Maytenus ilicifolia

Espinheira SantaEm julho vamos falar de um arbusto brasileiro, bastante decorativo pela folhagem e também bastante popular no uso medicinal.

 

A Espinheira-Santa ( Maytenus ilicifolia ) pertence à família das celastráceas e é considerada um arbusto porém quando cultivada diretamente no solo pode atingir porte arbóreo acima de 3 metros.

Em regiões onde é encontrada em estado nativo também é conhecidos por outros como espinheira-divina, erva-cancerosa e cancrosa entre outros.  Além de ser planta decorativa pelas folhas que lembram bastante as do azevinho , também é prescrita pela medicina popular no combate aos problemas de acidez estomacal acalmando as dores da úlcera, diminuindo a fermentação e a formação de gases.

Suas flores são brancas e pequenas pouco atrativas, já os frutinhos alaranjados são vistosos  pela coloração e quando maduros racham expondo o arilo branco adocicada que atrai diversas espécies de pássaros frugívoros.

OBS. Existem muitos artigos sobre a Espinheira-Santa na Internet, inclusive sobre estudos realizados com a planta para fins medicinais.

Luz: Pleno sol e meia-sombra

Solos: Vários tipos de solos, preferencialmente os descompactados e ricos em matéria orgânica.

Origem: Brasil, principalmente no Paraná e demais estados da Região Sul.

Preço: Mudas acondicionadas em sacolas plásticas a R$ 8,00

Tradutor