Liquidambar - Liquidambar styraciflua

LiquidambarEm junho voltamos a falar do Liquidâmbar, árvore de folhagem espetacular durante o outono e inverno.

Liquidambar é um gênero que reúne quatro espécies de árvores com folhagem caduca pertencente à família das Altingiáceas (antiga Hamamelidáce). O nome do gênero significa literalmente âmbar líquido e refere-se à resina perfumada produzida pela planta conhecida como estoraque e bastante utilizada em perfumaria e cosméticos.

A espécie que produzimos é o Liquidambar styraciflua, talvez  mais conhecido pelo mundo todo por produzir uma das mais belas folhagens outonais, alguns exemplares ficam com a copa totalmente vermelha antes de derrubarem as folhas. Como as mudas são produzidas de sementes ocorrem variações no colorido das folhas, indo do amarelo, laranja, vermelho ao roxo.  Essa coloração aparece mesmo quando a árvore é cultivada em locais um pouco mais quentes.

As flores, no entanto não apresentam atrativos ornamentais, são pequenas e esverdeadas quase que imperceptíveis.

O Liquidambar styraciflua é nativo do sul dos Estados Unidos e México e aqui no Brasil já foi chamado erroneamente de "Carvalho Canadense" devido a certa aparência de suas folhas com a árvore nacional daquele país que na verdade é uma espécie de Acer.

Seu porte fica entre 20 a 25 metros e deve ser cultivado em locais bem espaçosos e ensolarados, em alamedas em entradas de propriedades, grupos ou individualmente. Vale lembrar que derruba grande quantidade de folhas durante os meses de outono e inverno e não é muito aconselhável cultivá-lo muito próximo de residências.

Luz: Pleno sol

Solos: Profundos, férteis e bem drenados.

Origem: Sul dos Estados Unidos e México.

Preço: R$ 10,00

Tradutor