Estrelítzia Branca - Strelitzia augusta

Estrelítzia BrancaNo mês de maio vamos falar da Estrelitzia-Branca - Strelitzia augusta, muita usada em paisagismo e bastante decorativa para vasos.

 

Essa árvore rizomatosa entouceirada é originária da África-do-Sul e pertencente à família das strelizáceas (antiga musácea). Suas principais qualidades ornamentais são as folhas que são grandes, um tanto recurvadas e dispostas num plano de leque.  Suas flores também são bem atrativas visualmente, pois são grandes com espatas em forma de barco e são bem brancas diferentemente da Strelitzia reginae que são de coloração alaranjada. Em estado jovem é comumente confundida com a Árvore-dos-Viajantes - Ravenala madagascariensis, mas observando mais detalhadamente notamos as diversas diferenças como, por exemplo, as folhas que são mais curtas, arredondadas nas extremidades e bem mais resistentes. A coloração das folhas também é bem diferente, são mais escuras e brilhantes.

É utilizada em paisagismo como árvore entouceirada, em grupos, conjuntos ou mesmo em vasos grandes preferencialmente a pleno sol.  Também pode ser cultivada à meia-sombra desde que haja ventilação. Seus caules com o passar do tempo podem atingir de 4 a 7 metros de altura.

Luz: Pleno sol e meia-sombra.

Solos: Solos descompactados, ricos em matéria orgânica e bem drenados.

Origem: África-do-Sul

Preço: Mudas acondicionados em potes plásticos com 1m  a R$ 20,00

Tradutor