Abiu Tikuna - Pouteria caimito

Pouteria caimitoEm outubro vamos falar do Abiu Tikuna, cultivar de frutos bem maiores originário da Amazônia

 

Nativo da Amazônia e pertencente à família das sapotáceas o Abiu é uma das frutas nativas mais cultivadas em pomares caseiros.  É bastante popular pelo seu sabor bem adocicado e látex que gruda levemente os lábios.  Seu formato varia bastante podendo ser arredondado ou então compridos e pontudos, sua casca é grossa e suas sementes são pretas e alongadas.  Em plantas obtidas de sementes o tamanho dos frutos também varia bastante podendo ser pequenos e alguns bem maiores.

Existe, porém uma variedade proveniente do Alto Solimões conhecida como "Abiu Tikuna" que produz frutos bem maiores e com mais polpa.  Consta que os índios Tikunas se lecionaram esse cultivar ao longo dos anos descartando os exemplares de frutos pequenos e cultivando apenas as plantas com frutos maiores.  É interessante que mesmo em plantas obtidas de sementes os frutos produzidos são bem maiores que os tradicionais.

Curiosidade: O látex do Abiu que gruda nos lábios pode ser retirado facilmente com um pano levemente molhado com azeite ou margarina.

Luz: Pleno sol.

Solos: Vários tipos de solos preferencialmente os ricos em matéria orgânica e descompactados.

Clima: Tropical e subtropical livre de geadas.

Origem: Amazônia.

Preço: Mudas obtidas de sementes em sacolas plásticas com 90 cm a R$ 20,00.

Tradutor