Passiflora Vermelho - Passiflora racemosa

Passiflora racemosaSem dúvida nenhuma esse é um dos Passifloras ornamentais mais bonitos para se cultivar, seu grande diferencial é que suas flores são produzidas em cachos e não desabrocham todas ao mesmo tempo.

O Passiflora racemosa é nativo do Brasil, ocorre no estado do Rio de Janeiro.  Suas folhas podem ser inteiras ou trilobadas e com textura coriácea. As flores são de coloração vermelho brilhante reunidas em cachos compactos e vão abrindo ao poucos o que torna a floração bem mais durável. Individualmente suas flores medem aproximadamente 10 cm de diâmetro e são reunidas em número de 8 a 12 por cacho.  Quando polinizada produz pequenos frutos esverdeados que são considerados comestíveis.  As flores do gênero Passiflora são consideradas entre as mais perfeitas da natureza, incrivelmente ricas em detalhes e bastantes fáceis de cultivar, uma excelente opção também para cultivo em vasos.

Curiosidade: O gênero Passiflora é nativo da América do Sul, porém pelo encanto de suas flores é colecionado pelo mundo todo inclusive em locais de clima temperado onde é cultivado em estufas. Esses colecionadores já desenvolvem variedades hibridas com características ainda mais ornamentais.

Luz: Desenvolve-se melhor à meia-sombra.

Solos: Ricos em matéria orgânica, bem drenados.

Clima: Tropical e subtropical livre de geadas.

Preço: Mudas sob consulta

Tradutor