O Pau Brasil - Paubrasilia echinata

Pau Brasil

Dia 03/05 foi o dia do Pau Brasil e aproveitamos a ocasião para homenagear essa árvore símbolo do nosso país como a planta do mês de maio.

O Pau Brasil - Paubrasilia echinata, como todos sabemos foi de grande importância econômica na história de nosso país. Sua madeira era usada na construção civil e naval, mas o seu principal valor estava na “brasileína”, colorante que era extraído de seu lenho e que foi muito usado no tingimento de tecidos e na fabricação de tinta para escrever. A exploração indiscriminada dessa árvore quase levou à extinção da espécie, atualmente sua madeira só é utilizada na fabricação de arcos para violino. Essa exploração de forma intensa resultou em muita riqueza ao reino, fato que muito influenciou a adoção do nome “Brasil” pelo nosso país. Aspectos econômicos à parte, pouco se fala sobre as qualidades ornamentais dessa imponente árvore de porte médio cujo tamanho pode variar de 8 a 15 m.

Sua folhagem de coloração verde-escuro brilhante é semidecídua, as flores são amarelas e muito perfumadas e por serem efêmeras chegam a formar um tapete amarelado sob a copa da planta. Os frutos são vagens achatadas e espinhentas que quando maduros racham com um estalido expelindo as sementes. Um exemplar de Pau-Brasil florido é um espetáculo de rara beleza que vale a pena se apreciado.  Essa árvore apresenta inúmeros atributos paisagísticos e pode ser usado para ornamentar parques, alamedas e jardins espaçosos, locais onde não seja necessário podar a planta periodicamente.

Luz: Pleno sol.

Solos: Descompactados, ricos em matéria orgânica e bem drenados.

Origem: Mata Atlântica, do Ceará ao Rio de Janeiro.

Preço: Mudas em sacolas plásticas com 1,60m a R$10,00 e  com 80cm a R$5,00.

 

Tradutor