O Eucalipto Arco-íris - Eucalyptus deglupta

Eucalipto Arco-íris - Eucalyptus degluptaO Eucalipto Arco-íris é uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura e não é australiano, é nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.
Seu grande atrativo ornamental é o caule bem cilíndrico e é revestido por uma casca marrom que no momento em que vai se desprendendo da árvore em fibras longas vai expondo o nova textura do tronco de cor verde brilhante e á medida que vai amadurecendo vão aparecendo nuances de cores azul, roxo, laranja e tons de marrom. Com esse caule multicolorido e volumoso torna-se uma excelente opção para plantio em alamedas em locais de bastante espaço e afastado de construções.
Além do tronco suas folhas também são decorativas, apresentam coloração verde-escuro brilhante na parte superior e acinzentado na parte inferior.
Produz grande quantidade de flores brancas pequenas reunidas em grandes inflorescências florescendo diversas vezes ao ano sendo que o auge ocorre na primavera. Essas flores são perfumadas e melíferas.

Curiosidades: Esse Eucalipto é o único nativo do hemisfério norte e nas Filipinas é a espécie mais usada para a produção de celulose.  Também é conhecido por outros nomes: Eucalipto da Nova Guiné, Eucalipto das Filipinas.  Nesses dois países recebe os seguintes nomes regionais: Bagras nas Filipinas e Kamareal na Nova Guiné.

Luz: Pleno sol.
Solos: Diversos tipos de solos, preferencialmente os mais profundos e férteis.
Origem: Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.
Custo: Indisponível
OBS: Matéria sobre o Eucalipto Arco-íris na Revista Natureza de Julho 2012

Tradutor