Cambuci - Campomanesia phaea

Cambuci - Campomanesia phaeaO Cambuci (Campomanesia phaea) que na língua indígena significa pote de cerâmica ou igaçaba é uma das frutas mais interessantes da  flora  brasileira e homenageado em festas anuais em várias cidades paulistas.

 

Cambuci- Campomanesia phaeaO Cambuciseiro é uma árvore com porte que varia entre 5 a 8 metros e é nativo da Mata Atlântica, na Serra do Mar de São Paulo e Rio de Janeiro, ocasionalmente em Minas Gerais. Seus frutos verdes redondo-achatados misturam se à folhagem da planta e são ricos em polpa de sabor bastante ácido e adstringente, mesmo assim são apreciados por muitos. Isso porque sua polpa é utilizada em muitos pratos como tortas, empadas, geléias, mousses, molhos, sorvetes e recheios de bombons; e também em deliciosas bebidas como sucos e a famosa cachaça com Cambuci que pode ser feita facilmente cortando-se um fruto maduro em quatro pedaços introduzindo em um litro de aguardente de boa  qualidade  juntamente com  uns  três  grãozinhos de açúcar mascavo deixando curtir por trinta dias, depois disso é só servir aos amigos.

As flores do Cambuci são grandes e vistosas na coloração branca aparecendo de agosto a novembro e como a maioria das mirtáceas são bastante melíferas.

Um fato curioso sobre o Cambuci é  que  já está difícil de encontrá-lo em estado nativo  mas essa  espécie  não corre o risco de extinção pelo fato de ser bastante cultivada em pomares  domésticos e  também em pequenos plantios comerciais e isso se deve às inúmeras formas de utilização de sua polpa. Basta procurarmos na Internet e encontramos uma infinade de receitas preparadas com a fruta.

Curiosidades: Várias cidades como Paranapiacaba, Salesópolis, Paraibuna e Rio Grande da Serra realizam anualmente festivais e festas de vários dias onde são comercializados os mais variados pratos e bebidas à base de polpa de Cambuci.  O bairro do Cambuci em São Paulo conhecido desde o século 16 é um dos mais antigos da cidade e recebeu esse nome devido à grande quantidade de cambuciseiros existentes na região na ápoca da colonização. 

Luz: Pleno sol e meia-sombra
Clima: Tropical e subtropical.
Solos: Vários tipos de solos. Em solos mais pobres a planta apresenta porte mais reduzido.
Origem: Brasil ( Serra do Mar de São Paulo e Rio de Janeiro, ocasionalmente em Minas Gerais ).

Preço: Mudas com 50 cm a R$ 10,00

Tradutor