Hamamélis - Loropetalum chinense

HAMAMÉLIS - Loropetalum chinenseConheça o Hamamélis, arbusto muito ornamental nativo da China e de fácil cultivo.

O Hamamélis (Loropetalum chinense) ainda é pouco conhecido no Brasil e quem tem a oportunidade de vê-lo florido logo quer saber que planta é aquela.   Esse arbusto nativo das regiões subtropicais da China tem porte entre 1 e 2 metros . Sua folhagem semidecídua é um tanto dispersa, porém pode ser facilmente controlada através de podas regulares. Floresce várias vêzes durante o ano, inclusive no inverno. Sua florada na coloração rosa - vivo é espetacular e em grande quantidade. O contraste das flores com a folhagem nova de coloração bronzeada torna a planta ainda mais decorativa. Em paisagismo o Hamamélis pode ser usado em plantio de forma isolada ou em  grupos  formando maciços .
Vale lembrar que além do Hamamélis apresentar essas características extremamente ornamentais é uma planta bastante rústica e fácil de cultivar dispensando maiores cuidados. A maior atenção deve ser dada por ocasião do plantio quando deve ser irrigado periodicamente, pelo menos três vêzes por semana. Após as raízes da muda se fixarem ao solo a frequência das irrigações  pode ser diminuída.
Observação: O nome Hamamélis dado a esse arbusto se deve ao fato da planta pertencer à família das hamamelidáceas .   No entanto devemos esclarecer que essa espécie nada tem a ver com verdadeiro Hamamélis (Hammamelis virginiana) originário dos  Estados Unidos  e é bastante conhecido pelas suas propriedades medicinais.
Luz: Pleno sol.
Clima: Subtropical tolerando até 7 graus negativos
Solos: Desenvolve-se bem em vários tipos de solos preferindo os descompactados e ricos em matéria orgânica.
Irrigação: Não deixar o solo ao redor da planta muito seco irrigando moderadamente sem encharcamentos.
Origem: China
Preço: R$ 10,00 (folhagem verde) e R$ 12,00 (rubrum)

 

Tradutor